Descrição: 

Documento com a partitura da canção "Marcha da remissão".

Esta canção fez parte da peça de teatro infantil "Hoje começa o circo", encenada por João Mota em 1978 e com guião e música de João Lóio (com quem José Mário Branco trabalhou frequentemente ao longo de toda a sua carreira). José Mário Branco colaborou com João Lóio na composição da música desta canção.

Esta peça de teatro consistiu no primeiro trabalho de João Lóio como compositor de música para teatro, e a única informação relativa à canção "Marcha da remissão" provém de um documento lançado na mesma altura do álbum "Primeiro acto - Música de cena", de João Lóio, editado em 2010.

Esse álbum reúne uma série de canções que pretendem representar a grande actividade de João Lóio como compositor de música para teatro ao longo de várias décadas, e nesse documento que acompanhou o lançamento do álbum existe uma breve referência à canção "Marcha da remissão", como sendo parte integrante do alinhamento da peça de teatro "Hoje começa o circo". Porém, a canção não foi uma das escolhidas para ingressar esse álbum.

José Mário Branco escreveu também um pequeno comentário sobre o álbum, presente no documento que acompanhou a edição do mesmo em 2010.

Curiosamente, ao se analisar a ficha técnica da peça verificou-se que uma das actrizes era Isabel Alves Costa, ex-mulher de José Mário Branco e mãe dos seus dois filhos, Pedro Branco e João Branco. 

Este documento encontrava-se no acervo pessoal de José Mário Branco com a data de 2015 (ano em que foi criado o ficheiro digital com a partitura da canção), pelo que para efeitos de registo neste arquivo online optou-se por manter essa data, fazendo-se a ressalva que a canção existe desde 1978. 

Número de inventário: 
002c
Data: 
2015
Função: 
Teatro
Categoria da fonte: 
Partituras