Cifras da canção "Fado Penélope" (espectáculo "Ser solidário", 1980)

Descrição: 

Documento com as cifras da canção "Fado Penélope". Este documento encontrava-se no acervo pessoal de José Mário Branco junto dos documentos utilizados na preparação do espectáculo "Ser solidário".

O espectáculo “Ser solidário” estreou no dia 21 de Novembro de 1980 no Teatro Aberto, em Lisboa. Nessa altura, José Mário Branco actuava com o Teatro do Mundo, do qual foi um dos fundadores após sair da Comuna – Teatro de Pesquisa, juntamente com outros actores também dissidentes. O espectáculo “Ser solidário” tinha sido idealizado por José Mário Branco como álbum, porém não conseguiu ter apoio de nenhuma editora nacional. O compositor decidiu então mostrar as canções em formato espectáculo, aproveitando as apresentações ao vivo do espectáculo para distribuir um cheque-disco pelo público que serviria como pré-financiamento para a edição em álbum. O espectáculo “Ser solidário” esgotou assim várias sessões, tendo-se prolongado até ao ano seguinte, 1981. O álbum “Ser solidário”, que reunia todas as canções apresentadas no espectáculo, só viria a ser publicado a 14 de Abril de 1982, marcando assim o regresso de José Mário Branco aos álbuns originais, oito anos depois do fim do seu exílio em Paris.

No verso do documento, é possível observar a melodia e cifras da canção "Les Amoureux des bancs publics" de George Brassens.

Número de inventário: 
014
Data: 
1980
Função: 
Espectáculo
Categoria da fonte: 
Partituras
Tipo de suporte original: 
Papel