Descrição: 

Documento com a capa de arquivo das "notas musicais" da peça de teatro "O guardião do rio", estreada no dia 9 de Outubro de 1980 pelo Teatro do Mundo, e levada a cena pelo Teatro Aberto.

José Mário Branco foi responsável pela música da peça, tendo também participado como actor. Alguns dos temas da peça estiveram depois na origem da composição da canção "A noite", que viria a ser publicada em 1985 no álbum homónimo.

No verso do documento é possível observar as tessituras dos instrumentos que fazem parte da banda-sonora da peça de teatro.

O Teatro do Mundo foi fundado em 1979 por José Mário Branco, Manuela de Freitas, Gabriela Morais, António Branco, Cucha Carvalheiro, Jean-Pierre Tailhade e Fernanda Neves. A fundação do Teatro do Mundo aconteceu imediatamente a seguir a José Mário Branco ter abandonado a Comuna - Teatro de Pesquisa, juntamente com os actores dissidentes nomeados em cima.

Ao longo dos primeiros anos da década de 80, foram várias as peças de teatro nas quais José Mário Branco colaborou com o Teatro do Mundo, tendo tido um papel preponderante nas actividades da companhia de teatro.

Número de inventário: 
04-00
Data: 
1980
Função: 
Teatro
Categoria da fonte: 
Documentos
Tipo de suporte original: 
Papel