Cheque-disco de pré-financiamento do LP "Ser Solidário", de José Mário Branco

Descrição: 

Documento relativo ao processo de pré-financiamento do LP "Ser Solidário", editado em 1982.

O documento consiste na mensagem escrita por José Mário Branco ao público que ia assistir ao espectáculo "Ser Solidário", que estreou no dia 21 de Novembro de 1980 no Teatro Aberto, em Lisboa. O espectáculo “Ser solidário” tinha sido idealizado por José Mário Branco como álbum, porém não conseguiu ter apoio de nenhuma editora nacional. O compositor decidiu então mostrar as canções em formato espectáculo, aproveitando as apresentações ao vivo do espectáculo para distribuir um cheque-disco pelo público que serviria como pré-financiamento para a edição em álbum. O espectáculo “Ser solidário” esgotou assim várias sessões, tendo-se prolongado até ao ano seguinte, 1981. O álbum “Ser solidário”, que reunia todas as canções apresentadas no espectáculo, só viria a ser publicado a 14 de Abril de 1982, marcando assim o regresso de José Mário Branco aos álbuns originais, oito anos depois do fim do seu exílio em Paris.

É então possível observar no documento o "cheque-disco" que serviria como pré-financiamento para a edição do LP, bem como a mensagem do compositor a explicar as razões que o levaram a optar por esse método.

Este documento foi cedido gentilmente ao CESEM pelo Sr. Ivo Martins, um dos visitantes do Arquivo José Mário Branco. Desta forma, realçamos que o mesmo não fazia parte do acervo pessoal que José Mário Branco detinha em sua casa.

Título do álbum: 
Data: 
1980
Função: 
Álbum
Categoria da fonte: 
Documentos
Tipo de suporte original: 
Papel