Documento com a letra da canção "Paraíso de pobre", interpretada por Martinho da Vila e Os Originais do Samba, sem registo de ter sido publicada oficialmente por ambos.
A canção surge no início e no fim do filme francês "Traitement De Choc", realizado por Alain Jessua em 1972, e com estreia no início de 1973, deduzindo-se que José Mário Branco tenha contactado com o filme e respetiva banda-sonora durante o seu exílio em Paris.
A letra da canção parece ter sido manuscrita por José Mário Branco, e apresenta algumas alterações face à letra original da canção.
Este documento está relacionado com o projeto "Crónica". Em 1972, em colaboração com o escritor Álvaro Guerra, José Mário Branco idealizou um álbum intitulado "Crónica". O projeto foi, na sua maioria, proibido pela censura prévia, pelo que nunca foi editado. O documento encontrava-se na pasta de arquivo relativa ao projeto "Crónica", utilizada por José Mário Branco durante o seu período de exílio em França (1963-1974), dentro de um separador que não apresenta título, mas contém documentos relativos ao Château d'Hérouville, onde José Mário Branco gravou o seu álbum "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". No mesmo estúdio também participou e dirigiu musicalmente os álbuns "Os sobreviventes" de Sérgio Godinho, e "Cantigas do Maio" de José Afonso, ambos publicados em 1971.