Descrição: 

Documento com uma carta manuscrita de José Mário Branco ao Angola Comité, fundado em 1961 na cidade de Amesterdão, nos Países Baixos, e que foi criado com o objetivo de apoiar os movimentos armados que lutavam pela independência de Angola. 

Na carta, com data de 06/10/1971, José Mário Branco solicita o pagamento de 450 francos pela encomenda de 100 exemplares do seu EP "Ronda do soldadinho/ Mãos ao ar!".

Este documento encontrava-se numa pasta que reunia documentação utilizada durante a preparação do segundo EP de José Mário Branco, "Ronda do soldadinho/ Mãos ao ar!", publicado em 1970 durante o seu exílio em França. Encontrava-se ainda dentro de uma subpasta que tinha a indicação "Encomendas".

Este EP foi a primeira edição fonográfica autoproduzida por José Mário Branco, que a financiou através de um sistema de pré-venda (anos mais tarde voltaria a utilizar este sistema para conseguir financiar a edição do LP "Ser solidário", publicado em 1982). Cerca de três mil exemplares do EP "Ronda do soldadinho/ Mãos ao ar!" conseguiram entrar clandestinamente em Portugal.

Data: 
1971
Função: 
Álbum
Categoria da fonte: 
Documentos
Tipo de suporte original: 
Papel